Redes de Proteção e Tela em São Paulo | Total Proteção

Como espantar pombos? 6 dicas infalíveis para afastar pombas

Saber como espantar pombos é fundamental para quem lida com aves em sua propriedade. Tendo em vista que, são potenciais transmissores de uma série de doenças.

É útil aprender uma maneira ecológica de afastar os animais de seu imóvel, evitando causar danos para as aves. Afinal, não é necessário machucar para afugentar.

Pensando nisso, trouxemos 6 dicas práticas e infalíveis para que as aves possam sair de seu telhado, garantindo o bem-estar de todos que residem e convivem no local.

Confira todas as nossas dicas a seguir e aproveite para implementar os truques com total facilidade em seu cotidiano.

como-espantar-pombos

Pombos prejudicam a saúde humana: verdade ou mentira?

Infelizmente é verdade que os pombos possuem potencial de trazer danos para a saúde humana, por uma série de fatores.

São mais de 300 subespécies de pombos que residem em regiões urbanas, consumindo alimentos impróprios e vivendo um cotidiano que favorece a possibilidade de ser uma ave transmissora de doenças.

Proliferação

Por não estar saudável e não viver em um ambiente adequado, os pombos das áreas urbanas acabam sendo transmissores de doenças.

A espécie se prolifera de forma descontrolada e rápida, vivem em ambientes onde se alimentam de lixo e restos e com isso, ocorre o aumento expressivo da espécie.

Apesar de viverem em pares durante a vida inteira, são animais que se reproduzem de forma descontrolada.

A alimentação na cidade propicia o adoecimento do animal que por sua vez, se torna vetor transmissor de uma série de doenças de grande risco a saude humana.

Alimentação

como-afastar-pombas

Os pombos deveriam se alimentar de insetos e sementes. Nas cidades não é o que acontece, eles consomem lixo e residuo de alimentos estragado que acabam contaminados as aves.

Esse cenário desfavorável para a saúde dos pombos desencadeia a contaminação dos animais que por sua vez vão contaminar as pessoas que entram em contato direto com as fezes contaminadas.

Quais doenças são causadas por eles?

Uma série de doenças podem ser causadas, ao todo, são mais de 50. Todavia, trouxemos as mais comuns:

  • Salmonelose: Causada pelo vírus da Salmonella, a doença pode ser letal nos casos mais graves. Comumente ocasiona febre, diarreia, dor na barriga e calafrios.
  • Ornitose: Trata-se de uma doença infecciosa que desencadeia dificuldade para respirar, febre, arrepios, dor de cabeça e tosse.
  • Histoplasmose: A Histoplasmose é uma doença causada por fungos e geralmente difícil de diagnosticar. Uma vez que, seus sintomas são muito similares aos apresentados por um paciente com gripe. O quadro é complexo justamente por ser uma doença que quando não tratada pode levar o paciente ao óbito.

Todos que apresentam sintomas de gripe e estiveram em contato com fezes ao longo dos últimos dias precisam procurar ajuda médica e relatar o contato ao profissional. De modo que, os testes necessários possam ser feitos e o diagnóstico possa ser assertivo.

Como diminuir as condições que favorecem a proliferação?

O principal cuidado a ser adotado para diminuir as condições de proliferação de pombos é justamente manter o ambiente desconfortável para a espécie.

O que significa não deixar restos de comida ou lixo aberto e evitar disponibilizar áreas onde eles possam pousar e se reproduzir. Dessa forma, conseguirá reduzir a população de pombos em seu imóvel.

6 dicas para espantar pombos

É importante ter em mente que, você não pode matar ou trazer danos propositais para a saúde das pombas, mesmo que sejam um incômodo em sua residência.

Os animais estão protegidos por Lei e o ideal é somente adotar as medidas necessárias para que saiam de seu imóvel. Que são ideias fáceis de colocar em prática, confira:

1.     Use tela anti pombos

doencas-do-pombo

Existem atualmente diferentes modelos de tela anti pombos, que podem ser instaladas com facilidade em varandas e janelas.

Dessa forma, é possível evitar que os animais passem para o interior da residência distribuindo fezes e aumentando o risco de adoecimento dos moradores.

As telas são confeccionadas em nylon, são resistentes e duráveis. É um bom investimento para moradores de áreas com um número significativo dessas aves.

Além disso, a tela de proteção é interessante para evitar acidentes em casa e também o pouso de outras espécies na propriedade.

2.     Faça uso de refletores

Os refletores são muito úteis por atrapalharem a visão dos animais, inviabilizando o pouso. Dessa forma, o imóvel ficará limpo durante a noite.

Se você tiver CDs em sua casa é possível também colocá-los no chão do quintal, para evitar que os pombos pousem durante o dia.

É necessário espalhar os refletores e CDs de forma que não fiquem áreas disponíveis para que os animais pousem em seu imóvel.

3.     Construa superfícies inclinadas

Os locais com muita inclinação são desfavoráveis. Pensando nisso, vale a pena construir superfícies inclinadas na área onde habitualmente pousam. Dessa forma, não voltarão ao local.

4.     Obstrua o lugar

Adicionar molas ou superfícies pontiagudas que não sejam muito afiadas, ajuda você a evitar que pombos possam pousar em seu imóvel regularmente.

Espetos de churrasco de madeira são uma boa pedida, podem ser colocados no quintal evitando que machuque as aves e que elas pousem em sua casa diariamente.

5.     Como afastar pombas: utilizando repelentes

Existem repelentes líquidos que atrapalham os sentidos. Por isso, acabam ajudando a eliminar o pouso dos animais em sua propriedade.

Outra possibilidade é usar repelentes sonoros, que incomodam a espécie e fazem com que as aves não pousem onde o aparelho está instalado. E o melhor é que o produto não causa danos para a audição do animal.

6.     Coloque estátuas de predadores nas varandas e janelas

A utilização de estátuas de predadores também é uma boa pedida para não pousarem em sua varanda ou janela. Além de espantar criará um ambiente agradável e bem decorado. Portanto, é uma alternativa prática para espantar o visitante.

É possível colocar as estátuas nas varandas e janelas, garantindo a fácil visualização para afastar pombas. O método é interessante por não causar nenhum tipo de dano para a saúde dos pombos.

Como evitar o surgimento?

Para evitar que seu imóvel seja responsável por atrair pombos e possibilitar que eles criem ninhos, é importante ter alguns cuidados:

1.     Mantenha o imóvel bem limpo

Pombos se alimentam de restos de comida, insetos e afins, o ideal é que esses alimentos não estejam disponíveis no local. Dessa forma, o animal não será atraído.

2.     Coloque naftalina no telhado

Dessa forma o odor forte espantará os animais, assim não terão um local para se reproduzirem e isso vai ajudar a evitar que o número de pombos na região aumente.

3.     Use cercas

As cercas evitam que eles tenham locais confortáveis para ficar, garantindo que a espécie tenha dificuldade de se reproduzir.

Como afastar pombos sem exterminá-los?

Existem formas simples de espantar sem causar nenhum dano para a saúde, são eles:

  • Direcione espelhos para as áreas onde eles pousam;
  • Use sempre repelentes líquidos e sonoros no ambiente;
  • Evite pátios livres e planos disponíveis para o pouso;
  • Use rede anti pombos em seu imóvel;
  • Coloque estátuas de corujas e aves de rapina na janela;
  • Faça chá de canela e exale o aroma pelo imóvel;
  • Coloque linhas de pesca no seu telhado;
  • Acabe com buracos seguros para os ninhos no telhado;
  • Borrife chá de pimenta caiena no local onde pousam;
  • Lave o chão com sabão que tenha cheiro forte;
  • Remova toda sujeira que os pombos fazem no local;
  • Pombos não pousam em casas com gatos domésticos;
  • Aposte em rampas e superfícies inclinadas nas áreas livres;
  • Obstrua o lugar onde eles habitualmente ficam;
  • Coloque refletores em toda a área externa para uso noturno;
  • Use incenso de canela em toda a casa diariamente;
  • Espalhe pedaços de algodão embebidos de cachaça onde eles pousam;
  • Evite deixar a ração de seus animais disponíveis.

🙋 Veja aqui sobre como instalar rede de proteção

🙋 Veja aqui sobre rede de proteção no Morumbi

Vamos Tornar sua casa segura?

Perguntas e Respostas!

Tire suas dúvidas em nossa central de perguntas e respostas rápidas. Se ainda sim persistir não hesite em entrar em contato conosco através de nosso atendimento online no formulário de contato ou pelo WhatsApp.

O odor de canela espanta pombos e aves em geral. Contribuindo para que seu imóvel fique com um cheirinho que é agradável para a família toda e que garante afastamento dos animais indesejados. Outro cheiro que é ótimo para espantar pombos de seu imóvel é o de naftalina.

Basta utilizar naftalina no telhado inteiro, o cheiro é muito forte e acaba espantando o animal. Portanto, se tiver como espalhar naftalina no seu telhado, é uma ótima ideia de afastar os animais. Além disso, você estará também espantando outros animais indesejados de sua residência.

Basta espalhar a naftalina nos locais onde os pombos costumam pousar. Dessa forma, o cheiro forte do produto será responsável por repelir o pouso.

É possível espalhar nos mais variados cantos de janela, varandas e superfícies para que os animais não voltem.

Uma série de produtos afastam pombos: naftalina, rede de proteção, espetos de churrasco, canela, emissão de ruídos anti pombas e o cheiro de cachaça. Portanto, não faltam opções quando o assunto é como espantar pombas de sua casa sem causar danos para a saúde da ave.

O ideal é usar xô pombo em ambientes fechados para que o odor desagradável elimine o interesse dos pombos pelo local.

Além disso, é preciso realizar 3 aplicações com intervalo de 3 a 5 dias entre cada aplicação e usar 42 gramas de produto por metro quadrado.

Os pombos regulam o ciclo do sono assim como os humanos. Por isso, costumam dormir durante a noite. Mas também possuem o hábito de tirar uma soneca na metade do dia, para repor as energias. Quando não conseguem, dormem mais durante a noite seguinte para se recuperarem.

Usando produtos como canela, naftalina e xô pombo, além de estratégias que afastam os animais, é possível evitar que eles pousem regularmente em sua varanda, janela ou até mesmo em seu telhado. Afinal, eles deixam fezes que corroem as superfícies e podem transmitir doenças para sua família.

Os predadores dos pombos são as aves de rapina, como é o caso das corujas, falcões, gaviões e corvos.

No entanto, é bastante comum que o animal não se faça presente em ambientes onde residem cães e gatos domésticos. Portanto, é uma boa ideia criar um pet para espantar pombos.